Questões do Trabalho:
1) O que é aprendizagem? Aprendizagem é o sujeito em interação com o meio, com os outros sujeitos, com objetos de conhecimento que ele deseje apropriar- se. Aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. De acordo com a nova ênfase educacional, centrada na aprendizagem, o professor é coautor do processo de aprendizagem dos alunos.
2) Aprendizagem por projeto é o mesmo que ensino por projeto? Penso que não, são completamente diferentes um do outro. O projeto de aprendizagem é mais aberto do que o de ensino levantando mais questões de flexibilidade enquanto o do ensino é baseado na interpretação do que o docente/instituição acredita ser a necessidade do aluno.
3) Como se inicia um projeto para aprender? Assim usamos como estratégia levantar, preliminarmente com os alunos, suas certezas provisórias e suas dúvidas temporárias. Temporárias por que investigando muitas dúvidas tornam- se certezas, ou tornam-se outras dúvidas, iniciando as negociações , as trocas nesse processo são constantes, pois a cada ideia cada descoberta os caminhos de busca e as ações são reorganizadas e planejadas.
4) Com que idade o aluno pode começar? Acredita-se que quanto mais cedo a curiosidades e vontade por buscar o conhecimento for incentivada melhor. Se o aluno deixa de ser uma criança perguntadora, curiosa, inventiva, confiante em sua capacidade de pensar, entusiasmado por explorações e por descobertas, persistente nas suas buscas de soluções, é porque nós, como educadores, podemos orientará ao alunos para que possa aprender, a continuar aprendendo e descobrindo.
5) E os currículos? Como ficam? Os alunos não precisavam estudar os mesmos conteúdos ao mesmo tempo. Os projetos eram diversificados, mas interdisciplinares. Havia temas que atravessavam transversalmente as atividades de todos.
6) Como fica, então, o papel do professor? O professor em um projeto de aprendizagem é mediador e facilitador do processo, devendo sempre incentivar os alunos e manter um clima de autor respeito, e ele quem gerencia o ambiente virtual de aprendizagem.
7) E o aluno? Como aprende? O aluno aprende estabelecendo relação entre as informações gerando conhecimento.
8) Como administrar a mudança na escola? A escola deverá auxiliar os professores interessados na mudança, flexibilização em currículos e horários, e investir na formação continuada destes. A mudança da administração da escola se deve desde a direção acredita na mudança para nova metodologia, apoiando seus professores interessados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário